início resenhas sobre contato
Of Words and Wisdom: Garotas de Vidro, por Laurie Halse Anderson.

08 janeiro 2014

Garotas de Vidro, por Laurie Halse Anderson.


Título: Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Classificação: Estrela AmarelaDescrição: Estrelinha AmarelinhaDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.png
Resenha por: Amanda Oliveira

Quando você está viva, as pessoas podem te machucar. É mais fácil engatinhar até uma jaula de ossos ou uma montanha de neve e confusão. É mais fácil trancar todo mundo para fora.
        Lia é uma garota anoréxica que está obcecada pela ideia de emagrecer cada vez mais; além de se recusar a comer como uma pessoa normal, ela conta as calorias de cada alimento que come e, no fim do dia, faz de tudo para perdê-las.

O número não importa. Se eu chegasse a 32, iria querer 29. Se eu pesasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25. O único número que seria suficiente é 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto.
        Mas tudo apenas piora quando ela descobre que Cassie, sua (ex) melhor amiga, foi encontrada morta num quarto de motel. Sozinha. E o que mais atormenta Lia é o fato de Cassie ter ligado para ela 33 vezes antes de morrer. E ela não atendeu.

 (...) — Você deveria ter pedido ajuda.
(...) — Eu tentei. — As chamas nos olhos dela queimam minhas bochechas. — Você não atendeu o celular.
        Então, Lia começa a viver o pior pesadelo de sua vida; ter de lidar com o espelho que parece ser seu maior inimigo, sua família que está cada vez mais despedaçada e o fantasma de Cassie que insiste em persegui-la.

Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada, Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate.
        Lia não consegue perceber que está com problemas. Ela não consegue parar de se olhar no espelho e ver algo errado, não consegue entender que as pessoas ao seu redor só querem ajudá-la e não consegue parar de se autodestruir. E, principalmente, não consegue parar de pensar no corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho.

Berram comigo porque eu não consigo ver o que elas veem. Ninguém consegue me explicar por que meus olhos funcionam de um jeito diferente. Ninguém consegue impedir isso.
        Garotas de Vidro não é uma história bonita, é uma história cruel. Quando entramos no mundo doentio de Lia, enxergamos as coisas do jeito dela. Contamos as calorias, cortamos a pele e somos assombrados por uma melhor amiga morta. Vivemos o drama de um pesadelo criado por conta de uma aposta entre amigas e sofremos com cada autodestruição.

Aqui está uma garota segurando uma faca. Há gordura sobre o fogão, sangue no ar e palavras raivosas empilhadas nos cantos. Somos treinados para não ver, não ver nada disso.
        Eu gostei muito da história, mesmo que tenha sido difícil ler as coisas que a Lia fazia sem se sentir mal por ela. Esse é aquele tipo de livro que te prende do começo ao fim e você fica torcendo, com todas as forças, para que tenha um final feliz. Muito recomendado!

Um comentário:

  1. Oi, te marquei em uma tag no meu blog. Confere lá!
    http://vidadeadolescentedamy.blogspot.com.br/2014/01/2-selo-liebster-awards.html

    ResponderExcluir