início resenhas sobre contato
Of Words and Wisdom: A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin

18 julho 2013

A Guerra dos Tronos, por George R. R. Martin

Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Classificação: Estrela AmarelaDescrição: Estrelinha AmarelinhaDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.png
Resenha por: Andressa Oliveira


 “Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo.” Cersei Lannister.


             A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série: “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do autor George R. R. Martin.
              
             A história começa pela família Stark, que vive em Winterfell, um “distrito” de Westeros.  O líder da família é Eddard Stark (chamado de Ned), que é casado com Catelyn e os dois juntos têm cinco filhos: Robb, Bran, Sansa, Arya e Rickon. Além dos cinco filhos com Catelyn, Ned tem um filho fora de seu casamento, o bastardo Jon. Após toda uma descrição sobre a família Stark e os personagens que a integram, no início do livro, Os Stark recebem uma notícia que choca a família: o amigo de Ned, John Arryn, mão do rei, foi falecido e o rei de Westeros, Robert Baratheon, está vindo para Winterfell junto com a corte real.
           
             No entanto, junto com a notícia de que a corte real estava para vir, junto com o rei Robert, a Winterfell, os Stark recebem outra notícia que vem acompanhada à morte da antiga mão, John Arryn. Notícia essa que causará todo um desentranhamento na história...

             Além de terem de lidar com o fato de que o inverno está por vir... Estão no fim de um longo verão que durou anos, e os antigos presságios já diziam que após um longo verão, um inverno maior chega e junto com ele, coisas sinistras e obscuras...
              
             Ned não via o seu grande amigo, rei Robert, desde o fim de uma guerra onde Ned ajudou Robert a derrotar os Targaryen (antiga família que reinava Westeros). Robert, após assumir o trono de ferro, casou-se com Cersei Lannister e com ela teve três filhos: Jofrrey, Tommem e Myrcella.
                
             Logo que o rei e a corte real chegaram a Winterfell, Ned surpreendeu-se ou decepcionou-se com seu amigo, o rei Robert. Seu amigo tornou-se num rei glutão, gordo e que vivia bêbado. Diferente do amigo corajoso que ele havia conhecido.
               
             Ned receberá uma proposta do rei Robert. A princípio ele preferirá não envolver-se nas intrigas da corte, mas não terá muita escolha, devido à notícia que recebeu junto a morte da antiga mão, e acabará se enredando nos acontecimentos que ainda estão por vir...
               
             Não só a família Stark e a família real nos são apresentadas ao longo do livro, mas também outras famílias, uma delas é a Targaryen. Daenerys Targaryen, com seu irmão Viserys, são os últimos descentes da família. Fugitivos de Westeros, após a derrota de sua família por Robert (o Usurpador), os irmãos vivem de favores em uma terra distinta, porém ainda sonham em voltar para seu lar distante.

             A Guerra dos Tronos é um livro cativante, cheio de aventura, mistérios e outras coisas sinistras. Para todos aqueles que gostam de fantasia e aventura é uma indicação e tanto, no entanto, há algumas críticas a serem feitas...

             Eu demorei certo tempo para ler, já tinha visto quase a primeira temporada inteira da série da televisão antes, e por saber algumas coisas que iriam acontecer, acabei não me prendendo muito. No entanto, mais perto do fim do livro me prendi e terminei rápido.
          
             É uma leitura empolgante, mas que requer muita atenção. Os capítulos são divididos por personagens, então consequentemente, alguns acontecimentos demoram muito para acontecer, por isso é necessária muita atenção nos detalhes, pois eles fazem falta.

             O livro traz guerras, intrigas, brigas, discussões, e coisas inacreditáveis. Muitos comparam à obra “O Senhor dos Anéis”, mas eu não consegui perceber tanta semelhança assim. Aliás, a obra não se assemelha a nenhuma outra obra de meu conhecimento. O foco da obra está nas famílias e suas disputas pelo trono.
             
             Logo no inicio do livro já nos prendemos à muitos personagens, adoramos um, odiamos outro, e isso tudo é muito legal, não sabemos o que esperar, é tudo surpreendente, surpreendente até demais! Eu adorei, e com certeza foi para a lista dos favoritos. Recomendo! 


                 

4 comentários:

  1. Este é um dos meus livros preferidos, adorei a resenha e o blog
    bjs

    http://livro-dos-prazeres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também se tornou um dos preferidos, Helena!

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Seja sempre bem vinda aqui ;)

      Beijos! *-*

      Excluir
  2. Gostei mto da sua resenha. Uma das melhores q já li.

    ResponderExcluir