início resenhas sobre contato
Of Words and Wisdom: Jogos Vorazes, por Suzanne Collins.

03 julho 2014

Jogos Vorazes, por Suzanne Collins.

Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Classificação: Estrela AmarelaDescrição: Estrelinha AmarelinhaDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.png
Resenha por: Amanda Oliveira

"Esperança é a única coisa mais forte do que o medo."

Jogos Vorazes se passa num futuro distante, onde um país chamado Panem se ergueu das cinzas de onde no passado havia sido a América do Norte, com treze distritos que trouxeram paz e prosperidade a seus cidadãos. Então, vieram os Dias Escuros e os distritos se rebelaram contra a Capital. Doze distritos foram derrotados e um foi destruído.

"Não posso demonstrar fraqueza. Principalmente se preciso de ajuda. Pena não traz ajuda alguma. Já admiração diante de sua recusa em se entregar pode trazer."

   Como punição por esse levante, o Tratado da Traição decretou que, uma vez a cada ano, um garoto e uma garota de cada distrito seriam sorteados numa Colheita para lutarem até a morte, até restar apenas um. Um vencedor; um sobrevivente. São os chamados Jogos Vorazes.

"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela."

   Katniss Everdeen é uma garota de dezesseis anos que vive no distrito 12; o distrito mais pobre de todos. É, talvez, a personagem mais forte e determinada de todas as histórias. Junto com Gale, Katniss caça todos os dias na floresta para alimentar a mãe — que entrou em depressão após a morte do marido — e a irmã mais nova, Prim.

"Então aprendi a controlar a língua e a mascarar minhas feições de modo que ninguém pudesse jamais ler meus pensamentos."

   Quando o dia da Colheita finalmente chega e Prim é sorteada; Katniss se vê desesperada e se voluntaria para tomar o lugar da irmã no jogo. Assim, na companhia de Peeta Mellark, ela vai para a Capital em direção à arena.

"Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança."

   O que posso dizer sobre o Peeta? Apaixonante. Não digo isso apenas porque ele é o tipo de personagem que todas as garotas amam, mas porque mesmo que esteja caminhando para sua provável morte, tudo o que ele deseja é continuar sendo ele mesmo.

"Não quero que eles mudem meu jeito de ser na arena. Não quero ser transformado em algum tipo de monstro que sei que não sou. (...) Só fico desejando que haja alguma maneira de... de mostrar à Capital que eles não mandam em mim. Que sou mais do que somente uma peça nos Jogos deles."

   E mesmo havendo um certo triângulo amoroso, Katniss não está preocupada em beijar garotos, mas sim em conseguir voltar para casa. Ela fará qualquer coisa para sobreviver.

"A única coisa que sinto é um desejo de estar em qualquer outro lugar."

   Jogos Vorazes se tornou um de meus livros favoritos; aqueles que posso ler milhares de vezes e sei que não vou me cansar. Eu amei todo o cenário, os personagens e suas histórias, que Suzanne Collins criou. Fiquei fascinada com a maneira que ela descreveu tudo na percepção da própria Katniss, fazendo-nos entender as coisas do jeito dessa personagem incrível. Eu recomendo, com toda a certeza.

   Na arena, é matar ou morrer.

"Ela não faz ideia do efeito que ela pode ter." Peeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário