início resenhas sobre contato
Of Words and Wisdom: O Teorema Katherine, por John Green.

12 outubro 2013

O Teorema Katherine, por John Green.

Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Classificação: Estrela AmarelaDescrição: Estrelinha AmarelinhaDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.png
Resenha por: Amanda Oliveira

Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro?

        Colin Singleton é um ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e em Katherines. Ele já teve 19 namoradas, todas chamadas Katherine. E além das mesmas nove letras, todas têm em comum o fato de terem terminado com ele.


É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela.


        Após levar um trágico pé na bunda de Katherine XIX, Colin e seu melhor amigo, Hassan, decidem cair na estrada. Juntos entram no Rabecão de Satã, com destino à qualquer lugar/lugar nenhum.


O futuro vai apagar tudo - não existe nenhum nível de fama ou genialidade que permita a alguém transcender o esquecimento. O futuro infinito torna esse tipo de importância impossível.


        Colin e Hassan fazem uma parada em Gutshot, para visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando. Eles acabam conhecendo Lindsey Lee Wells, a guia turística/leitora da Celebrity Living que tinha um sorriso que seria capaz de pôr fim a guerras e curar o câncer.


Mas o risco de ser capaz de conquistar qualquer pessoa, ele se pegou pensando, é que você pode acabar escolhendo as pessoas erradas.

        Depois de conhecerem Hollis, mãe de Lindsey, e aceitarem um emprego na fábrica dela, os dois decidem ficar morando lá. Onde eles vão permanecer pelo restante da história e onde Colin tem o seu momento Eureka!

Qual o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário?

        Colin tem a ideia de criar O Teorema Fundamental da Previsibilidade de Katherines, que seria um teorema que poderia prever quanto tempo demoraria o namoro e quem terminaria. Quem era Terminante e quem era Terminado. Algo que poderia torná-lo importante.

Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor.

        Assim como todos os outros livros do John Green, eu amei a história e se tornou mais uma favorita. Ao contrário de A Culpa é das Estrelas e Quem é você, Alasca?, O Teorema Katherine não é uma história triste. É, basicamente, uma história para se ler em uma viagem de carro ou uma tarde qualquer. A narrativa é bem leve e cheia de diálogos, além de ser muito divertido.

Ele gostava de todos os livros, porque adorava o simples ato de ler, a magia de transformar os rabiscos de uma página em palavras dentro da cabeça.

        Outra coisa que não deixei de perceber foi que, com as notas no rodapé das páginas, o leitor aprende muitas coisas. E também tem muita matemática (que nunca fará sentido para mim). Enfim, a história me conquistou logo no começo, eu amei cada personagem. Muito recomendado!

Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes - talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário