início resenhas sobre contato
Of Words and Wisdom: Quem é você, Alasca?, por John Green.

21 julho 2013

Quem é você, Alasca?, por John Green.

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Classificação: Estrela AmarelaDescrição: Estrelinha AmarelinhaDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.pngDescrição: C:\Users\Gabriel Guerra\Desktop\estrela+amarela+png.png
Resenha por: Amanda Oliveira

Como sairemos deste labirinto de sofrimento? Alasca Young.

Quem é você, Alasca? é um livro de John Green, e um dos meus favoritos. Provavelmente, vocês o conhecem pelo livro A Culpa é das Estrelas. E eu posso dizer, com toda certeza, que John Green me fascina em cada livro que escreve.

           O livro é dividido em: Antes e Depois. Vocês vão entender quando lerem.

           Miles Halter é um garoto que tem uma característica marcante: ele coleciona Últimas Palavras. Ele sabe quais foram as últimas palavras de pessoas importantes antes de morrerem. E foi através das últimas palavras de François Rabelai que ele decide ir para o colégio Culver Creek.

Saio em busca de um Grande Talvez. Miles Halter.

           No colégio, ele conhece seu companheiro de quarto, Chip (que prefere ser chamado de Coronel) e Alasca Young, uma garota maluca e confusa que tem uma biblioteca no quarto. Miles se apaixonada por Alasca no mesmo instante, embora não seja correspondido.

... se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. Miles Halter.

           No período em que passa em Culver Creek, Miles vive momentos incríveis, amadurece, aprende lições de vida. Até que uma certa tragédia acontece, e deixa Miles em um verdadeiro labirinto no qual ele não sabe como sair.

Pois todos os que já perderam o rumo na vida se sentiram perturbados com a insistência dessa pergunta. Em algum momento, todos nós olhamos em volta e percebemos que estamos perdidos num labirinto. Alasca Young.

           Depois de ler poucos livros do meu querido John Green, eu aprendi a não esperar por finais felizes. Porque os livros dele não se tratam disso, pelo contrário, ele faz com que seus personagens terminem com uma lição de vida. E isso não acontece apenas com os personagens, mas com os leitores também. Esse é um livro que depois de terminá-lo, você percebe que não é mais a mesma pessoa. Que você realmente aprendeu alguma coisa ali.

Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia (…) Você passa a vida toda preso no labirinto, pensando em como você escapará um dia, e o quão maravilhoso será, e pensar no futuro mantêm você inteiro, mas você nunca fará nada disso. Você acabou de usar o futuro fugindo do presente. Alasca Young.

4 comentários:

  1. gostei da resennha
    ainda não li nada do John Green, mas tenho vontade. Legais as citações que vc escolheu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Leia sim, o John Green é um dos meus autores preferidos. Acredito que não irá se arrepender :)

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Esse livro já entrou na minha lista de desejados, depois uma amiga minha disse que era ruim, daí ele saiu e agora voltou. Acho que eu tenho que comprar e ler ele de uma vez.
    O único livro que eu li do John Green foi O Teorema Katherine e eu gostei bastante, tenho um livro que tem um conto dele de Natal, que tenho que ler logo também, o nome é Let It Snow e parece ser uma fofura. E A Culpa É Das Estrelas não me atrai nem um pouco.

    Beijão, Amanda.

    Me visita? http://mundoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu acho melhor você tentar ler esse livro e ver por si se é bom ou não. Cada um tem seu gosto, não é? Eu, particularmente, adorei.

      Ainda não li O Teorema Katherine, mas já tá na lista. E A Culpa é das Estrelas é muito bom, porém triste.

      Beijos! Visitarei sim.

      Excluir